‘Manejo combina com lucro’: sustentabilidade na indústria de móveis é destaque no Valor Econômico

01/09/2023

É possível ser sustentável e ter lucro no setor moveleiro? Sim, é possível. A resposta é de Irineu Munhoz, presidente da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) para a jornalista Lourdes Rodrigues, em entrevista exclusiva para a revista Valor Econômico - Especial Setorial Sustentabilidade.

O conteúdo exalta como a preocupação ambiental e social, em especial com a adoção do ESG (sigla em inglês para sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa), se tornou não só diferencial competitivo, mas necessidade no setor, seja no mercado nacional ou internacional, com o uso de madeira certificada, de gestão ou de manejo sustentável já sendo uma obrigatoriedade para a exportações de móveis de origem madeireira, por exemplo, assim como o não uso de substâncias como metais pesados.

“São fatores que têm exigido que as empresas adequem seus processos produtivos e o uso de matérias-primas conforme os novos padrões de mercado”, afirma Munhoz.

Como exemplo, a jornalista ouviu diferentes empresas do setor, desde fornecedores até fabricantes, para conhecer um pouco mais sobre os produtos e processos adotados pela indústria moveleira nacional.

A matéria, exclusiva para assinantes do Valor, está disponível na íntegra pelo link: https://valor.globo.com/revistas/#/edition/187648?page=100&section=1