MDIC lança ‘Plataforma Brasil Exportação’ para Impulsionar o comércio exterior brasileiro

21/11/2023

Imagem: Envato

 

Anunciada durante o Web Summit Portugal na última terça-feira (14), a Plataforma Brasil Exportação foi desenvolvida com o objetivo de simplificar e democratizar o acesso às exportações para empresas brasileiras. Idealizada pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), a ferramenta promete revolucionar a maneira como os exportadores nacionais operam, facilitando a conexão entre empresas e prestadores de serviço de apoio ao comércio exterior ao integrar todos os serviços de apoio à exportação, com uma atenção especial às Micro, Pequenas e Médias Empresas. 

Com isso, a iniciativa se alinha com a recém-lançada Política Nacional de Cultura Exportadora, a PNCE, sendo um dos seus principais instrumentos, promovendo um comércio exterior mais inclusivo e beneficiando um número maior de MPMEs. 

A plataforma permite que os empresários encontrem uma ampla gama de serviços em um único local, incluindo os oferecidos por mais de 100 Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs) do Itamaraty, espalhados por países de cinco continentes. Além de promover serviços de exportação, a ferramenta também oferece recursos para capacitação, financiamento e logística, permitindo que empresas de todos os portes e setores da economia brasileira explorem oportunidades de exportação.

 

Impacto Econômico das Exportações

O estudo “Perfil das Firmas Exportadoras Brasileiras”, elaborado pelo MDIC em 2023, revela que as empresas exportadoras tendem a pagar salários mais altos e a gerar mais empregos, sublinhando a importância de políticas públicas que incentivem as exportações. Essa internacionalização é vista como um vetor crucial para a geração e distribuição de renda no país.

A Plataforma Brasil Exportação surge como uma resposta inovadora às demandas do mercado global, contando com o apoio do MRE (Ministério das Relações Exteriores), da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), da CNI (Confederação Nacional da Indústria), bem como de entidades de classe, como a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), que organiza, em parceria com a Apex, o Projeto Setorial Brazilian Furniture, de incentivo às exportações no setor moveleiro.

 

*Com informações do MDIC.