Menos faturamento e mais consumidores marcam o desempenho do e-commerce brasileiro no 1º trimestre de 2023

20/06/2023

O faturamento do comércio eletrônico brasileiro caiu 8,9% no primeiro trimestre de 2023, em relação aos três primeiros meses de 2022. A queda representa uma perda de R$ 5,7 bilhões, segundo dados da nova pesquisa realizada pela NIQ|Ebit. Ainda assim, o número de consumidores que aderiram ao e-commerce no país aumentou quase 4% no primeiro trimestre do ano, também em relação ao ano passado.

“O movimento de queda é um reflexo natural do momento econômico pelo qual o país passa e também da estabilização depois do boom do e-commerce visualizado na pandemia. Ainda assim, visualizamos sinais de estabilidade, com a entrada de novos consumidores no mercado digital”, afirmou Luiz da Cunha, gerente de Analytics da NIQ|Ebit.

Nesse sentido, esse dito “movimento de queda” foi turbinado principalmente pelos setores não alimentícios, como Telefonia, que liderou a perda em vendas com 39%. Logo em seguida, veio Eletrodomésticos, com 13%, Eletrônicos com 11%, Informática (9%) e Casa e Decoração (5%).

De acordo com a pesquisa, os bens de consumo rápido tiveram os melhores desempenhos no período. O grupo foi responsável por manter o status de estabilidade na modalidade “pure player” (lojas nativas do e-commerce). As categorias com maiores crescimentos foram Perfumaria e Cosméticos (46,6%), Bebês e Cia (26,9%) e Alimentos e Bebidas (26,6%).

Ainda em uma análise geral sobre o consumo para e-commerce no Brasil, entre janeiro e março, a intenção de compra dos shoppers aponta para maior planejamento dos consumidores, ao considerar que o índice de pessoas que compraram via comércio eletrônico no período praticamente não variou em relação ao mesmo período no ano anterior.

 

Semana do Consumidor

Segundo o levantamento, a Semana do Consumidor, entre 13 e 19 de março no ano de 2023, seguiu a tendência e registrou queda na variação de vendas de 23,3% em comparação a semana do ano passado (14 a 20 de março). Ainda assim, o período apresentou importância de 25,2% dentro da demanda do mês. Na ocasião, os bens de consumo rápido também foram os grandes vencedores em vendas no e-commerce.

 

Tendências no e-commerce

Para a NIQ|Ebit, a perspectiva é de estabilidade para os próximos meses, porém, uma vez que há entrada de novos shoppers e alta retenção dos compradores de períodos anteriores. De acordo com a pesquisa, 91,1% dos shoppers pretendem comprar nesse trimestre. Desses, 87,4% são retidos, ou seja, que realizaram compras no trimestre anterior.

Leia a notícia na íntegra em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/retracao-faturamento-numero-consumidores-cresce-e-commerce-trimestre