Mercosul e Singapura assinam acordo de livre comércio na cúpula do Rio

18/12/2023

Imagem: Envato

 

Após cinco anos de negociações, foi assinado no último dia 07 de dezembro, durante a cúpula do Mercosul que ocorreu no Rio de Janeiro (RJ), o acordo de livre comércio entre o Mercosul e Singapura. Este é o primeiro acordo do tipo concluído pelo bloco sul-americano desde 2011 e o primeiro com uma nação asiática.

A relação comercial entre o Brasil e Singapura, que totalizou US$ 9,4 bilhões em 2022, com exportações majoritariamente de combustíveis e petróleo, tende a se fortalecer, impulsionando oportunidades de exportação e investimento também em outros setores. O acordo prevê a eliminação gradual de tarifas tanto sobre produtos exportados pelo Mercosul para Singapura quanto no caminho inverso.

Além disso, o acordo inclui compromissos relacionados a serviços, investimentos, compras governamentais, comércio eletrônico, defesa comercial, medidas sanitárias e fitossanitárias, propriedade intelectual e promoção de Micro, Pequenas e Médias Empresas . O Brasil desempenhou um papel fundamental nas negociações, liderando o processo durante a Presidência Pro Tempore do bloco, e espera-se que o acordo contribua para o crescimento econômico e a cooperação entre o Mercosul e Singapura. O próximo passo é a aprovação do acordo nos parlamentos de Singapura e dos países do Mercosul, antes de sua entrada em vigor. 

Saiba mais: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2023/dezembro/mercosul-e-singapura-assinam-acordo-de-livre-comercio-na-cupula-do-rio