Mesmo em um cenário internacional adverso, exportações brasileiras têm melhor desempenho da história em 2023

15/01/2024

Imagem: Freepik

 

No último dia 05 de janeiro de 2024, o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) divulgou os dados acumulados da balança comercial brasileira em 2023. Conforme os dados, o Brasil nunca exportou tanto quanto no último ano. Entre janeiro e dezembro de 2023, as vendas brasileiras para o mundo alcançaram o valor recorde de US$ 339,6 bilhões e o país chegou a um saldo comercial de US$ 98,8 bilhões, 60% maior que em 2022 e também recorde da série histórica. Em 2024, a tendência é que o setor externo mantenha o dinamismo e siga batendo recordes.

A queda das cotações internacionais de commodities não afetou o ritmo de crescimento das exportações, que aumentou 1,7%, resultando em forte impulso externo para o resultado do produto interno bruto (PIB). O saldo comercial contribui para aumentar a confiança dos investidores e para o incremento da oferta de dólares na economia. Isso colabora para a valorização do real,  melhorando o poder de compra dos consumidores e auxiliando na contenção da inflação. Já o recorde das exportações impactou positivamente na geração de empregos e na expansão da renda, possibilitando o escoamento de parcela expressiva dos produtos agropecuários, inclusive os previamente estocados, como a soja, além da produção da indústria extrativa.

O crescimento das exportações do Brasil ficou acima do desempenho comercial global, cuja previsão de aumento, segundo a OMC (Organização Mundial do Comércio), é de 0,8%. O país conquistou novos mercados, suprindo a demanda que antes era atendida por outros concorrentes, em um ano em que teve supersafra agrícola e expansão da produção do petróleo acima do esperado.

 

*Com informações da ApexBrasil.