MTE e MMulheres apresentam Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios

20/02/2024

Imagem: Freepik

 

O Ministério das Mulheres, em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), promoveu uma live em 07 de fevereiro para esclarecer dúvidas sobre o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, regulamentados pelo Decreto 11.795/2023 e Portaria MTE 3.714/2023, que tratam da igualdade salarial entre homens e mulheres. As representantes do Executivo enfatizaram pontos essenciais:

  • Destinatário: As obrigações referentes aos relatórios são direcionadas exclusivamente às empresas com 100 ou mais empregados.
  • Elaboração e divulgação: O MTE será responsável por gerar os relatórios com base nas informações do eSocial e respostas das empresas. Os salários não serão divulgados, apenas as diferenças salariais. As empresas devem divulgar os relatórios em seus canais de comunicação sob pena de multa.
  • Fiscalização: Empresas com diferenças salariais injustificadas devem elaborar planos de ação de mitigação, com participação de entidades sindicais e representantes dos trabalhadores. Haverá penalizações para as diferenças injustificadas.
  • Prazos: As empresas devem fornecer informações até 29/02/2024. O primeiro Relatório de Transparência será disponibilizado em 15/03/2024, e as empresas têm até 30/03/2024 para publicá-lo. O prazo para implementação do plano de ação é de 90 dias.

 

Durante a live, foi anunciado que o MTE disponibilizará um documento de perguntas e respostas e manterá um canal para recebimento de dúvidas.

Mais informações: https://conexaotrabalho.portaldaindustria.com.br/noticias/detalhe/trabalhista/-geral/mte-e-mmulheres-apresentam-relatorio-de-transparencia-salarial-e-de-criterios-remuneratorios-lei-146112023/