NAC Responde: endividamento consciente e como tirar sua empresa do vermelho

30/01/2024

Imagem: Freepik

 

Na rotina empresarial sabemos que há dívidas corriqueiras, como por exemplo a compra a prazo de uma máquina para a fabricação de produtos que vão contribuir para o crescimento do negócio. Situações adversas, como quedas no faturamento e falta de gestão de recursos, contudo, podem resultar em dificuldades financeiras e, consequentemente, no endividamento.

Em setembro de 2023, o Brasil registrou 6,6 milhões de empresas com 47,10 milhões de dívidas, totalizando R$ 122,2 bilhões, segundo a Serasa. Desse universo, 5,882 milhões são micro e pequenas empresas, que acumulam 40,3 milhões de dívidas, um total de R$ 98,1 bilhões. A empresa está endividada quando os débitos ultrapassam a capacidade de pagamento por falta de recursos e o empresário não consegue cumprir obrigações financeiras. 

“Apesar de a palavra soar mal, o endividamento pode ser uma ferramenta estratégica para alavancar o crescimento e o desenvolvimento das empresas quando utilizado de forma consciente e planejada. Mas é fundamental que as empresas avaliem cuidadosamente os custos e os riscos associados, bem como sua capacidade de gerar retorno sobre os investimentos realizados”, explica o analista do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) de Minas Gerais, Thiago de Assis Gonzaga.

No NAC Responde deste mês, o especialista trata de questões sobre os tipos de endividamento, o que pagar primeiro, se é possível solicitar crédito estando endividado, entre outras dúvidas. Confira: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/pequenas-empresas/perdeu-o-controle-das-dividas-o-nac-responde-como-sair-do-negativo/