Nível de estoques recua para patamar inferior ao planejado pelo setor no início do ano

04/03/2024

Imagem: Freepik

 

Em janeiro de 2024, tanto o emprego quanto a produção industrial registraram retração, porém de maneira mais suave que o habitual para o período. Em consonância com as quedas mais amenas da atividade, observou-se um avanço na Utilização da Capacidade Instalada, que alcançou 68% em janeiro, um nível superior ao comum para o mês.

Durante o mesmo período, notou-se também uma diminuição no volume de estoques. Na transição de 2023 para 2024, o indicador recuou pelo terceiro período consecutivo, atingindo um patamar abaixo do planejado pelos empresários industriais. Embora uma redução nos estoques seja esperada para este tempo do ano, em janeiro de 2024, ocorreu de forma mais acentuada e generalizada do que o usual.

Apesar do cenário instável, quando falamos da compra de matérias-primas, do volume de exportações e do número de empregados aguardados para os próximos seis meses, os empresários mostraram-se mais otimistas que o normal para um mês de fevereiro. Já em relação à demanda esperada, há também otimismo, mas menos disseminado do que o usual para o período.

 

Captura de tela 2024-02-29 111507

 

*Com informações da CNI.