Nova agenda para a ApexBrasil: ESG como driver

20/06/2023

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) está comprometida em promover as pautas governamentais no exterior, buscando aumentar a demanda por produtos e serviços brasileiros no mercado internacional. Agora, a agência coloca em destaque também as políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança em seu trabalho de promoção e captação de investimentos.

O vice-presidente do Brasil e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participou no último mês do seminário realizado pela ApexBrasil com foco nos temas ESG (Environmental, Social and Governance), ressaltando a importância de desenvolver o país seguindo esses pilares fundamentais.

A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destacou a necessidade da ApexBrasil abraçar a agenda ESG na promoção da imagem e dos produtos brasileiros no mundo, enfatizando que o país possui políticas públicas sociais, medidas de mitigação das mudanças climáticas e ações positivas em várias áreas, mas ainda há muito trabalho a ser feito. O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, afirmou que a prioridade do governo é adotar os critérios ESG, e que isso será uma estratégia central para a agência em sua missão no exterior.

Para garantir a implementação dos critérios ESG em suas práticas internas e de atendimento direto, a ApexBrasil criou o Comitê ESG, que estudará tendências mundiais e proporá ações para construir uma agenda ESG. Essa agenda será parte do planejamento estratégico da agência para o período de 2024 a 2027 e abordará temas como desenvolvimento regional, sustentabilidade ambiental, equidade de gênero e banimento do trabalho escravo. Além disso, a ApexBrasil destacou iniciativas como o Plano de Ação Institucional para Equidade de Gênero e o Programa Mulheres e Negócios Internacionais, que buscam promover a presença feminina nos negócios internacionais.

As iniciativas têm o apoio da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e deverão guiar as ações da entidade junto às empresas associadas ao Projeto Setorial Brazilian Furniture, realizado em parceria com a ApexBrasil.

Leia a notícia completa: https://apexbrasil.com.br/br/pt/conteudo/noticias/nova-agenda-para-a-apexbrasil.html