Novas regras para o ecodesign na União Europeia: mobiliário está na lista

18/12/2023

Imagem: Freepik

 

Em 05 de dezembro de 2023, o Parlamento Europeu, o Conselho da União Europeia e a Comissão Europeia chegaram a um consenso sobre as novas regras da UE destinadas a tornar os produtos mais sustentáveis em termos de ecodesign. A nova legislação estabelece requisitos para melhorar a durabilidade dos produtos e torná-los mais fáceis de reutilizar, reparar e reciclar. Além disso, o objetivo é que eles sejam mais eficientes em termos de recursos e uso de energia.

O Regulamento “Ecodesign for Sustainable Products” ??amplia o escopo de produtos para incluir mobiliário, ferro, aço, alumínio, têxteis (incluindo vestuário e calçados), pneus, detergentes, tintas, lubrificantes e produtos químicos, bem como smartphones e tablets. O regulamento será cobrado das empresas nove meses após sua entrada em vigor.

A proibição da destruição de produtos não vendidos é um dos destaques do regulamento. As empresas serão obrigadas a comunicar as quantidades de produtos destruídos que não foram vendidos todos os anos. Além disso, os legisladores da UE concordaram em proibir também a destruição de produtos têxteis e calçados não vendidos no prazo de dois anos para as grandes empresas e no prazo de seis anos para as médias empresas. As pequenas e microempresas ficaram isentas.

O texto final passará por uma votação final no Parlamento e no Conselho antes de poder entrar em vigor. A expectativa é que as votações aconteçam nos primeiros meses do próximo ano.

É importante relembrar que a União Europeia já havia aprovado recentemente uma nova lei relacionada à importação de produtos de origem de desmatamento, com os móveis também estando na lista. 


Relembre aqui: http://abimovel.com/lei-da-ue-contra-venda-de-produtos-de-desmatamento-moveis-estao-na-lista/