O MÓVEL BRASILEIRO NA AGENDA INTERNACIONAL DO DESIGN

18/08/2017

O evento contou com uma programação expositiva, no pátio do IED, com a participação das seguintes marcas associadas a ABIMÓVEL/Projeto Brazilian Furniture: Artefama, Butzke, Flexform, Lazzari Móveis, Ornare, Saccaro e Tora Brasil. Essa iniciativa, idealizada pelos parceiros, foi construída com o objetivo de promover a indústria brasileira de móveis e em especial, o design.  A curadoria  do evento coube ao paisagista e designer, Ricardo Pessuto.

Em relação as ações de disseminação de conhecimento, a ABIMÓVEL e IED, apresentaram no dia 09, uma mesa redonda denominada “Uma nova perspectiva na construção da identidade do móvel brasileiro”, tendo como debatedores: Bruno Faucz, representado a empresa Artefama/Moora Mobília Brasileira; Esther Schattan, representando a empresa Ornare; e Cristiano Valle, representando a empresa Tora Brasil. 

Nesse primeiro painel, os convidados abordaram, a importância do empreendedorismo, do olhar atento dos proprietários na construção de suas companhias, a importância do design no posicionamento e estratégia das marcas nos mercados - nacional e internacional. 

No mesmo dia, à noite, a designer Marta Manente, proferiu palestra no IED, sob o tema “Processo criativo do design industrial”. Discorreu sobre o papel do designer e da importância em vivenciar a indústria, no processo de formação do profissional. Manente ainda expos que o processo criativo do designer, e em seu caso, em especial, está permeado nos momentos do dia-a-dia, de uma viagem, da observação de um fato ou de processo, entre outras fontes. A habilidade do designer está em transformar e criar novos conceitos, produtos e serviços, com inovação, tecnologia, sustentabilidade e sensibilidade.

O segundo dia do evento, iniciou com uma mesa redonda, cujo o tema foi “Inovação + Design: aliados da indústria brasileira de móveis”, que teve a participação da: Vanessa Lazzari, representando o Grupo Lazzari Móveis; Claudio Muzzi, representando a empresa Flexform; e, Marina Otte, representando a empresa Butzke Móveis. Nesse painel, os profissionais relataram a importância de trabalhar o design como business, e demonstraram a partir de seus cases, o crescimento de suas empresas, a partir do momento que observaram a necessidade de mudar e de investir em um novo modelo de produção.

Ao término do dia 10, uma mesa redonda com seis (06) convidados internacionais do Projeto Imagem, oriundos dos EUA, Itália e México - ação do Projeto Brazilian Furniture, realizado pela ABIMÓVEL, em parceria com a Apex-Brasil - propiciou um momento de reflexão, de pensar e agir, em relação ao que observaram durante as visitas às empresas associadas à entidade e ao programa, durante a Design Weekend, no que ser refere ao design e sua aplicação pela indústria, em uma perspectiva comparada de mundo.

A realização do Projeto Imagem oportunizou aos convidados internacionais - designers, formadores de opinião e jornalistas - uma visão minimalista sobre a indústria de móveis e como o setor no Brasil está empenhado em inovar em design, qualidade, tecnologia, sustentabilidade, dentre outros fatores, e acima de tudo, da capacidade produtiva brasileira. A agenda desses profissionais ocorreu in-loco as empresas: Flexform, Saccaro, Ornare, Todeschini e Tora Brasil. Integrou a programação, a participação no Prêmio de Novos Talentos das Casas Bahia, uma reunião do grupo com o Secretário de Cultura da Prefeitura de São Paulo, André Sturm, uma visita ao Museu de Arte de São Paulo - MASP, a rua Alameda Gabriel Monteiro da Silva e ao evento de integração “Design Door to Door”, no último dia de agenda. 

Para a ABIMÓVEL e seus parceiros, esses eventos contribuíram de forma efetiva para o setor  e para a promoção da indústria brasileira.