Países amazônicos discutem iniciativa para coordenar projetos de desenvolvimento sustentável e inclusivo

18/07/2023

A Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, lideraram uma reunião com ministros de outros seis países amazônicos (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname) para discutir o programa “Amazônia Forever” (Amazônia Sempre, em tradução livre), iniciativa que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável da região. 

O encontro resultou na assinatura  de uma declaração conjunta entre os representantes dos países, expressando apoio ao programa. O objetivo é aumentar o financiamento e a coordenação regional para promover o desenvolvimento econômico e social da Amazônia, preservando a floresta e envolvendo a população local.

Os presentes ressaltaram a necessidade urgente de financiamento expandido e inovador, compartilhamento de conhecimento e maior coordenação econômica entre os países amazônicos, frente aos desafios da região. O programa Amazônia Sempre do BID recebeu endosso durante o encontro, com projetos já identificados no valor de US$ 1 bilhão para a região em 2023. 

O presidente do BID, Ilan Goldfajn, explicou que a coordenação entre os países é essencial para enfrentar o desafio climático da Amazônia, e que o programa busca promover a sustentabilidade da região como um todo, com ênfase nas comunidades indígenas. 

Para isso, o programa é organizado em três frentes: mapeamento dos recursos existentes para facilitar novos financiamentos, elaboração e facilitação de novos projetos, e criação de uma rede de ministros de Finanças e Planejamento para supervisionar os resultados. A iniciativa visa combinar a preservação ambiental com o desenvolvimento sustentável e alternativas de subsistência para as populações locais da Amazônia.

 

*Com informações do Governo Federal.