Parceria entre Choque Design e Breton leva ouro no International Design Awards – IDA 2023: conheça a Chaise Longue Aor, desenvolvida com apoio do Design Brasil + Indústria

25/01/2024

A Chaise Longue Aor, desenvolvida pela Choque Design para a Breton no âmbito do Design Brasil + Indústria, conquistou a Medalha de Ouro no prestigiado International Design Awards, o IDA 2023, na categoria Produto. A premiação é reconhecida mundialmente por sua capacidade de destacar e promover projetos excepcionais em diversas áreas, incluindo design de interiores, arquitetura, design gráfico e moda, destacando inovação e excelência produtiva.

A colaboração entre o estúdio de design de Brasília (DF) com a renomada fabricante de móveis sediada na região metropolitana de São Paulo (SP) e presente em diversas regiões do Brasil e do mundo, contou com o apoio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, por meio de seu programa de design integrado à indústria, que conecta designers às indústrias nacionais com vista a fomentar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado global. A iniciativa é organizada pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), tendo sido responsável por colocar a Chaise Longue Aor em destaque no maior evento do setor de móveis e decoração do mundo: o Salone del Mobile.Milano, na Itália. 

 

Sinfonia de Formas: o design por trás da Chaise Longue Aor

“A Chaise Longue Aor é mais do que um simples móvel, é uma narrativa visual que equilibra harmoniosamente acolhimento e bem-estar, conectando o passado ao presente e lançando um olhar ousado para o futuro”, fala o time criativo responsável por assinar o design da peça — Dimitri Lociks Cavalcanti De Gusmão, Simone Turíbio e Marília Turíbio. 

O design curvilíneo, delineado por uma única linha que suavemente contorna a estrutura, resgata a nostalgia dos clássicos do design das décadas de 60 e 70. No entanto, essa peça transcende a mera homenagem, incorporando uma abordagem contemporânea a partir de soluções multifuncionais. A ergonomia cuidadosa garante conforto prolongado, permitindo que a peça seja desfrutada em diversas situações, desde estudos concentrados até animadas conversas e revigorantes sonecas.

A estética atemporal da Chaise Aor é aprimorada por detalhes inovadores, como um assento vazado que não apenas adiciona um toque de sofisticação, mas também oferece espaço para guardar itens essenciais, como livros ou iPads. Este design inteligente reflete a habilidade da Choque Design em fundir elementos familiares com uma visão moderna e prática.

O ajuste do encosto da cabeça e as proporções inclusivas da poltrona evidenciam o compromisso com a acessibilidade e a diversidade. A Chaise Aor se torna, assim, uma expressão tangível da preocupação em atender às diferentes necessidades e biotipos, demonstrando que o design pode ser verdadeiramente inclusivo.

Uma sinfonia entre forma e função que só poderia resultar do trabalho minucioso entre o design e a capacidade produtiva, a criatividade e a tecnologia empregadas na parceria entre a Choque Design e a Breton.

 

IMG_4549-HDR

Chaise_Comp_03

Choque Design- Poltrona e Chaise

IMG_4513-HDR

IMG_4530-HDR

 

Sinergia entre design e indústria 

A Choque Design é conhecida por seu envolvimento em projetos transdisciplinares, que abrangem branding, arquitetura e design de produto, focando-se no desenvolvimento de soluções imersivas de criatividade e inovação em diversos segmentos econômicos, sempre com o compromisso de um design empático, social e ambientalmente responsável. Na sua jornada, a Choque já apresentou o seu trabalho em mostras nacionais e internacionais, obtendo reconhecimento em museus e premiações de arquitetura e design como o LIT Design, IF Design Award, Brasil Design Awards e agora também o International Design Awards.

Por sua vez, a Breton, marca associada à ABIMÓVEL e ao Projeto Brazilian Furniture, é uma das referências em alta decoração no Brasil, caracterizada pela produção e venda de móveis de alto padrão. Fundada em 1967, sob gestão familiar, a empresa é reconhecida pela qualidade, exclusividade, design e inovação em seu DNA. 

A união dessas duas referências na criação da Chaise Longue Aor exemplifica a força da sinergia entre design e indústria para o desenvolvimento de peças premiadas ao redor do mundo. 

“O apoio do Design Brasil + Indústria, uma iniciativa da ABIMÓVEL e ApexBrasil no âmbito do Projeto Setorial Brazilian Furniture, foi fundamental para o sucesso da Chaise Longue Aor. Este programa foca na integração do design com a manufatura, fortalecendo a competitividade da indústria brasileira de móveis no mercado global. A presença da peça em eventos de renome, como o Salone del Mobile.Milano e o Design+Indústria em Milão, ressalta a importância dessa colaboração entre designers e fabricantes”, enfatiza a Choque Design.

 

Perspectivas para o Futuro

A conquista da Medalha de Ouro na categoria Produto do IDA 2023 não só reconhece o talento e a inovação da Choque Design e da Breton, mas também projeta o design brasileiro no cenário internacional. Assim, o prêmio não apenas celebra um projeto individual, mas também sinaliza um futuro promissor para o setor enfatizando a importância de iniciativas como o projeto Design Brasil + Indústria na promoção do mobiliário nacional.

“A premiação da Chaise Longue Aor é mais um marco para a indústria brasileira de móveis e reflete a excelência do design brasileiro no mercado global. Este sucesso é fruto de uma colaboração efetiva entre designers inovadores e fabricantes competentes, fortalecida por iniciativas como o Design Brasil + Indústria. Estamos orgulhosos de ver o design brasileiro sendo reconhecido internacionalmente e continuaremos a apoiar projetos que elevam a qualidade e a visibilidade dos nossos produtos, demonstrando o potencial criativo e produtivo do Brasil”, fala a diretora-executiva da ABIMÓVEL e gerente do Projeto Brazilian Furniture, Cândida Cervieri.

 

Projeto Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria.

Faça parte do Brazilian Furniture: brazilianfurniture.org.br.
 

Sobre a ABIMÓVEL

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) trabalha há mais de três décadas para fortalecer a indústria e o setor moveleiro nacional. Em parceria com setores público e privado, busca impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e criar oportunidades. Suas iniciativas incluem programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria e suporte aos micro e pequenos negócios, promovendo competitividade e inovação.
 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com