PDCIMob promove encontros entre micro e pequenas empresas com compradores internacionais na Fimma/Movelsul 2023

28/08/2023

Objetivo da ação é avaliar a maturidade dos produtos e processos de empresas de pequeno porte diante de importadores, com vista à adequação, integração e ao incremento da competitividade no mercado nacional e latino-americano

 

Em mais uma ação para fomentar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do setor moveleiro nacional, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) promovem encontros entre 11 empresas moveleiras de pequeno porte e seis compradores internacionais qualificados durante as feiras Movelsul e Fimma Brasil, eventos que têm início hoje (28) e se estendem até 31 de agosto, no polo moveleiro de Bento Gonçalves (RS). 

A ocasião tem como propósito proporcionar uma avaliação da maturidade dos produtos e dos processos das micro e pequenas empresas moveleiras diante de importadores de países latinos, com o objetivo de adequar essas marcas e produtos tornando-os mais competitivos tanto para o mercado nacional como da região.

Mais uma ação importante no escopo do Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração das Indústrias do Mobiliário, o PDCIMob, e a primeira do tipo desde a implementação do projeto, participam dos encontros importadores provenientes da Bolívia, Chile, México, Paraguai e Uruguai. A integração com o mercado latino-americano ganha destaque como sendo estratégica para a profissionalização e incremento da competitividade dessas empresas na região, que se configura como um dos maiores mercados consumidores globalmente, tendo o Brasil como seu principal produtor e fornecedor de mobiliário.

Para promover essa integração, estimulando o networking, a inovação, a qualidade e a sustentabilidade tanto econômica como ambiental — fundamentais para que as empresas mantenham diferenciais no mercado — os encontros ocorrem nos dias 29 e 30 de agosto. A realização dessas reuniões durante a Movelsul e a Fimma conta com o apoio do Sindmóveis-RS (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves) e da Movergs (Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul), entidades responsáveis pela organização das feiras, que ocorrem simultaneamente.

Irineu Munhoz, presidente da ABIMÓVEL, expressou a importância da iniciativa: “Esses encontros promovidos por meio do PDCIMob se apresentam como ocasiões ideais para que micro e pequenas empresas moveleiras possam ter acesso às melhores práticas e às principais demandas do mercado nacional e internacional em termos de diferenciais competitivos, avaliando a maturidade e adequando seus produtos e processos para competirem com mais assertividade no Brasil e na América Latina, impulsionando voos cada vez mais altos. Ganha todo o setor, que fica cada vez mais forte, conectado e profissionalizado!”

A diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri, completa: “Iniciativas como o PDCIMob demonstram um compromisso sólido com o crescimento e a competitividade sustentável do setor moveleiro e da indústria brasileira, a começar pelas micro e pequenas empresas. Afinal, toda grande empresa um dia passou por este processo de desenvolvimento. E é nesse sentido que queremos ser um apoio para ajudar a alavancar as indústrias de pequeno porte em nosso setor, com a expectativa de que ao oportunizar esses encontros, possamos também colaborar para que façam uma autoanálise e encontrem caminhos promissores para o futuro”.

 

Sobre o PDCIMob

O Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário, ou PDCIMOb, é uma iniciativa desenvolvida entre a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Estruturado em três trilhas estratégicas — Inteligência Setorial e Digital, Melhoria da Competitividade e Aproximação Comercial —, o PDCIMob tem como objetivo principal a aprimoração da eficiência nas operações das micro e pequenas empresas do setor moveleiro em todas as etapas da gestão, produção e comercialização. Ao promover a integração da indústria, a iniciativa visa fortalecer a competitividade, impulsionar a inserção no mercado nacional e internacional, estimulando também a colaboração entre os diversos elos da cadeia moveleira. Desempenhando, dessa forma,  um papel estratégico na capacitação, na profissionalização e na expansão sustentável das empresas de móveis no Brasil.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com