Principais destinos das exportações brasileiras de móveis e colchões

28/11/2022

A indústria e o design brasileiro do mobiliário estão presentes nos maiores e mais importantes mercados mundiais, com um salto de 148 em 2016 para 167 países de destino dos móveis e colchões exportados pelo Brasil em 2021.

Em termos de participação, os Estados Unidos foram o principal destino do mobiliário brasileiro no exterior no ano passado, recebendo 35,7% do total exportado pela indústria brasileira. No primeiro semestre de 2022, esse montante foi ainda maior: 43,8%.

Destacam-se, também, as exportações para países como o Chile, Uruguai, Reino Unido e França, demonstrando a assertividade das ações direcionadas também para os mercados sul-americano e europeu, além da América do Norte.

No Oriente Médio, apesar da ainda baixa representatividade da região no total exportado, a participação de países como os Emirados Árabes Unidos e Israel vêm crescendo ao ritmo que se estreitam as relações entre empresas brasileiras e compradores desses mercados a partir de ações como as Missões Comerciais, Projetos Compradores e participações em eventos locais sob a promoção do Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário)l e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).