Projeto Brazilian Furniture divulga calendário de ações para o 1º semestre de 2024: Europa e América do Norte estão na programação

13/11/2023

Mais um ano está terminando e, sem dúvidas, o cenário foi desafiador, tanto no mercado interno quanto no comércio exterior. São nestes momentos, porém, que a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), coloca sua visão e ações estratégicas em evidência para o desenvolvimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Setor este que cumpre um papel importante na economia brasileira, gerando empregos e exportando produtos autenticamente brasileiros para cerca de 180 países.

Por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, as entidades estão determinadas a destacar o Brasil no cenário global como uma potência em design e produção de mobiliário, bem como um parceiro sólido, sustentável e inovador, reforçando sua posição como o sexto maior produtor de móveis do mundo. Exaltando, assim, os valores de originalidade, da gestão da sustentabilidade, da diversidade material e da excelência produtiva que caracterizam o setor moveleiro nacional.

 

E o que podemos esperar, então, para 2024?

Por meio da parceria com a ApexBrasil, portanto, a ABIMÓVEL prepara uma série de iniciativas para o próximo ano, com ações físicas em oito países — da América do Norte passando pela Europa até o Oriente Médio —, que têm o potencial de alcançar centenas de mercados nestes e outros continentes.

Participam das ações empresas e designers associados ao Projeto Brazilian Furniture, iniciativa que objetiva incrementar as exportações dos produtos e a internacionalização das marcas de móveis brasileiras. A proposta de promoção comercial em alinhamento prevê um trabalho robusto, tanto em formato físico quanto remoto, ampliando ainda mais as possibilidades de atuação e engajamento das empresas associadas e compradores internacionais.

Com isso, espera-se que em 2024 muitas sejam as notícias sobre as nossas indústrias e o sucesso que elas vêm fazendo no mercado internacional. Aguardem!!

 

Conheça a seguir algumas das principais ações já programadas para o primeiro semestre de 2024.

PROGRAMAÇÃO BRAZILIAN FURNITURE – 1º SEMESTRE 2024

 

Feira | Missão Comercial
IMM (Internationale Möbelmesse) – Colônia, Alemanha
14 a 18 de Janeiro de 2024

Uma das principais feiras do setor moveleiro no mundo, a IMM é uma oportunidade para as empresas brasileiras mostrarem seus produtos por meio da exposição na feira e negociarem a partir da Missão Comercial com um público exigente formado tanto por compradores europeus quanto de outras partes do globo, que viajam à Alemanha em busca de inovação e qualidade.

 

Projeto Comprador
Movelpar – Arapongas (PR), Brasil
30 e 31 de Janeiro de 2024

Conectando compradores estrangeiros interessados nos produtos brasileiros com empresas  nacionais participantes do Brazilian Furniture, o Projeto Comprador proporciona uma excelente abertura para novos mercados, além de atrair visitantes estrangeiros para os eventos nacionais do setor, tal qual a Movelpar, uma das mais respeitadas feiras da indústria brasileira de móveis.

 

Feira | Missão Comercial
Expo Mueble – Guadalajara, México
14 a 17 de Fevereiro de 2024

Uma das maiores potências da América Latina, o México é um mercado potencial em crescimento, além de atrair compradores estratégicos de diversas regiões das Américas do Norte, Central e do Sul, com tanto a exposição na feira como com a participação na Missão Comercial Expo Mueble oferecendo excelentes oportunidades de fortalecer laços comerciais em todo o continente.

 

Mulheres e Conexões
DW! Design Week – São Paulo (SP), Brasil
Março de 2024

Mais do que uma tradicional semana de design,  a DW! é uma celebração da riqueza criativa, cultural e material brasileira, bem como espaço para a discussão de ideias, transformações e estratégias para o futuro. Um ambiente que colabora para dar voz e vida à primeira edição do encontro “Mulheres e Conexões”, reunindo importantes nomes femininos do setor moveleiro, do design, de entidades de classe e demais instituições nacionais para discutirem sobre equidade e participação das mulheres na indústria e no mercado. O evento é realizado pela ABIMÓVEL com apoio da ApexBrasil, do MDIC, CNI e outras importantes lideranças brasileiras. 

 

iSaloni | Design Brasil + Indústria | Fuorisalone | Projeto Imagem
Salone del Mobile.Milano – Milão, Itália
16 a 21 de Abril de 2024 

O iSaloni, como é popularmente conhecido o Salone del Mobile.Milano, é o maior evento na programação da Semana de Design de Milão, que reúne profissionais e atrai olhares do setor de todo o mundo. Não à toa, o espaço expositivo e as ações promovidas pelo Brazilian Furniture por lá se colocam como a mais importante vitrine para as empresas brasileiras mostrarem todo o potencial da indústria e do design brasileiro em sinergia com as mais reconhecidas marcas do planeta. Além de estandes exclusivos do Brazilian Furniture dentro da feira, o projeto é responsável, ainda, por outras importantes atividades tanto nos pavilhões do Rho Fiera quanto nos distritos de design da cidade.

 

Feira | Missão Comercial
ICFF (International Contemporary Furniture Fair) – Nova York, Estados Unidos
16 a 21 de Maio de 2024

Com a economia mais pulsante do mundo, os EUA despontam como o maior parceiro comercial da indústria brasileira de móveis. E é claro que as ações promovidas pela ABIMÓVEL e a ApexBrasil no país visam estreitar ainda mais estes laços tão estratégicos. Nesse sentido, Nova York — a  Big Apple — é o lar de algumas das maiores tendências de consumo e de design do planeta, e também o palco da ICFF, onde empresas brasileiras têm a chance de mostrar suas inovações para grandes players globais.

 

E este é só o primeiro semestre! 

Continue nos acompanhando e fique por dentro dos principais eventos e ações já programados pelo Projeto Setorial Brazilian Furniture em 2024.

Atualmente, o projeto conta com a participação de cerca de 150 empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Comerciais Internacionais, Projeto Comprador, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse:  brazilianfurniture.org.br.

 

Sobre a ABIMÓVEL

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) trabalha há mais de três décadas para fortalecer a indústria e o setor moveleiro nacional. Em parceria com setores público e privado, busca impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e criar oportunidades. Suas iniciativas incluem programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria e suporte aos micro e pequenos negócios, promovendo competitividade e inovação.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com