Projeto de Normalização de Móveis avança entre ABIMÓVEL e ABNT

15/07/2023

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), em parceria com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), traz atualizações sobre o Projeto de Normalização de Móveis e os grupos de estudo em andamento: “Estofados – Sofás” e “Guarda-roupas”, recentemente renomeado para “Dormitórios”.

 

Dormitórios

Com debates focados em temas relacionados à padronização e regulamentação na categoria, o grupo “Dormitórios” tem dado passos significativos para a criação de uma norma abrangente que regule desde os materiais utilizados até aspectos de segurança e usabilidade. Com a finalidade de que o processo de elaboração desta norma tenha uma abrangência nacional, a ABIMÓVEL solicitou à ABNT a abertura de uma Comissão de Estudo específica para o tema.

Após o período de organização burocrática, a Comissão de Estudos de Dormitórios foi reativada em 13 de junho de 2023. A primeira reunião da comissão já foi agendada para o próximo dia 14 de julho, com uma agenda que inclui a apresentação da ABNT, escolha da coordenação, definição de um programa de trabalho, entre outros assuntos.

Além do cadastro de participantes anteriores da Comissão de Dormitórios que a própria ABNT possui, a ABIMÓVEL também elaborou o seu cadastro, composto principalmente pelos associados participantes do Grupo Guarda-roupas e de outras entidades convidadas, como laboratórios especializados em ensaios de móveis, associações de classe e varejistas, conforme a orientação do gestor da CB-15 (Comitê Brasileiro relacionado às normas de mobiliário).

 

Estofados e Sofás

No que diz respeito ao grupo “Estofados – Sofás”, a comissão de estudos foi reativada para revisar a norma em vigor, publicada em dezembro de 2004. Durante os últimos meses de maio e junho de 2023, foram realizadas duas reuniões da Comissão de Estudos de Estofados – Sofás e uma reunião do subgrupo “Resistência e Durabilidade”.

Na tentativa de progressão mais efetiva na revisão desta norma, a ABIMÓVEL propôs a elaboração de uma matriz comparativa de ensaios realizados conforme diferentes normas, como as normas europeias e a atual norma brasileira de estofados – sofás. A ideia é evidenciar a necessidade de definição precisa dos produtos e dos escopos das normas em questão com vista ao mercado nacional e internacional, especialmente considerando-se que há atualmente controvérsias sobre os itens que compõem a categoria no mercado, justamente pela falta de padronização entre o que se convencionou chamar de sofás, poltronas e assentos.

A próxima reunião plenária apresentará esta matriz unificada que aborda as tabelas de ensaios nas duas normas, divididas em estofados – sofás de uso doméstico e não doméstico.

 

Atualizações

Os desenvolvimentos nestas comissões de estudo representam um importante passo para a padronização dos produtos e dos processos em toda a cadeia do mobiliário: do fornecimento de matérias-primas à venda ao consumidor final. 

Para a ABIMÓVEL, as ações são passos significativos na direção certa para a melhoria contínua da indústria de móveis do Brasil, resultando em produtos de melhor qualidade, bem como seguros, funcionais, ergonômicos e duráveis para os consumidores.

Mais atualizações serão divulgadas à medida que as reuniões das comissões prossigam.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com