Projeto de Normalização do Mobiliário: ABIMÓVEL e ABNT promovem segunda reunião da Comissão de Dormitórios

27/09/2023

Imagem: Envato

 

Em continuidade ao Projeto de Normalização do Mobiliário, iniciativa organizada pela  ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), foi realizada na última quinta-feira (21), a segunda reunião da Comissão de Estudos de Dormitórios para o desenvolvimento da Norma de Guarda-roupas em território nacional. 

Com vista a otimizar o tempo, as discussões específicas de temas técnicos estão sendo realizadas em grupos menores, chamados de Grupos de Trabalho, que serão os responsáveis pelos levantamentos e estudos prévios a serem apresentados nas reuniões mensais, de amplitude deliberativa, já programadas.

 

Entre os temas de estudo estão:

  • Tradução da Norma ISO 7170, que servirá de guia para a determinação de diferentes tipos de ensaios;

  • Desempenho, que estudará os diferentes tipos de ensaios para a validação do desempenho em relação à durabilidade, resistência e estabilidade de guarda-roupas;   

  • Dimensões, que estudará os requisitos dimensionais do produto;

  • Vidros e espelhos, que estudará os critérios técnicos quanto ao uso de vidros e espelhos;  

  • Guarda-roupas infantis, que estudará a necessidade de se determinar critérios específicos para guarda-roupas de uso infantil.

 

Outros Grupos de Trabalho poderão ser formados para temas específicos, assim que surgirem as necessidades.

A título de exemplo das atividades tratadas, destaca-se uma das tarefas definidas pelo Grupo de Trabalho relativo ao “Desempenho” em realizar levantamentos de ocorrências comuns que afetam a qualidade do produto ou que geram reclamações tanto no varejo quanto provindas dos consumidores finais. O objetivo é que a ação possibilite comparar a abrangência e eficácia dos ensaios a serem propostos. 

Dessa forma, estima-se poder estabelecer os requisitos necessários para que o produto em questão atenda às finalidades a que se destinam, com precisão e rigor, de maneira que ao final os fabricantes possam melhorar a sua competitividade, tanto no mercado interno quanto externo.

Diante da relevância da ação, portanto, a ABIMÓVEL convida os associados que queiram discutir tais questões a participarem das discussões e mesmo enviarem sugestões ou exemplos de problemas que eventualmente ocorram com os produtos, para que sejam tratados no âmbito dos Grupos de Trabalho ou da Comissão de Estudo da ABNT, que estão sendo coordenados pela própria ABIMÓVEL.

Para participar e/ou obter mais informações envie um e-mail para projetos@abimovel.com.