Quase metade dos consumidores pode desistir da Black Friday se o parcelamento sem juros acabar

23/10/2023

Um levantamento realizado pelo Mercado Livre e o Mercado Pago apontou que 49% dos consumidores que têm intenção de aproveitar as promoções da Black Friday não efetuarão compras se a opção de parcelamento sem juros no cartão for eliminada. A revelação surge em meio às discussões sobre a limitação do parcelamento sem juros, após o Banco Central considerar a possibilidade de restringir a modalidade a no máximo 12 vezes.

O estudo “Panorama do Consumo da Black Friday 2023”, que envolveu 8 mil participantes, mostrou que 69% dos usuários do ecossistema Mercado Livre e Mercado Pago planejam usar o cartão para suas compras e 40% têm intenção de parcelar em até seis vezes. Outra observação é que o cartão de crédito à vista está ganhando popularidade, com 18% dos entrevistados inclinando-se para essa opção, um aumento de 3,3% em comparação com o ano anterior. Em relação aos meios de pagamento, o Pix teve uma ligeira queda na intenção de uso, caindo de 19% em 2022 para 17% neste ano.

De acordo com Júlia Rueff, vice-presidente de marketplace do Mercado Livre no Brasil, os dados sugerem um cenário mais otimista para a Black Friday deste ano, apesar dos desafios contínuos no setor varejista. A expectativa é que o e-commerce continue sua trajetória de consolidação no Brasil, e a Black Friday seja mais favorável comparado ao ano passado.

 

*Com informações do Valor Investe.