‘Raízes brasileiras’ na INTERNI Magazine

19/01/2022

Mobiliário nacional ganha as páginas da mídia italiana

 

O móvel brasileiro é mais uma vez destaque entre as maiores publicações de design do mundo. Sob o título “Brazilian Roots”, ou seja, “Raízes Brasileiras”, a INTERNI Magazine — mais tradicional revista italiana no meio da alta decoração e criadora do circuito Fuorisalone —, ressaltou o trabalho de diversos designers e marcas nacionais, que estiveram em exposição na mostra “Brasil – Design em Movimento”, realizada na Semana de Design de Milão, em setembro de 2021, pela ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos com colaboração da ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e curadoria do escritório Moreira do Valle.

Ao destacar algumas das peças expostas durante o evento, os especialistas em tendências e formadores de opinião da INTERNI celebram o que chamam de “uma nova linguagem estética que olha para o futuro” ao preservar e cultivar uma tradição histórica de artesanato, ligada ao uso de técnicas e materiais autenticamente brasileiros, ao mesmo tempo em que demonstra uma relação muito latente com a tecnologia e a produção industrial. Pontos que impactam diretamente na estética e na sustentabilidade características desses projetos.

“Essas peças, com sua versatilidade expressiva, variada e original, oferecem uma interpretação do design brasileiro. A mistura desses dois componentes [o artesanal e a tecnologia] gera uma linguagem totalmente distinta, com raízes no modernismo dos mestres brasileiros das décadas de 1950 e 1960. Isso se projeta na situação contemporânea dos avanços de produção, de olho nas múltiplas identidades de design e manufatura em um país tão vasto”, pontua a publicação. 

“Proveniente de diversas áreas, às vezes de florestas derrubadas e replantadas, ou do reaproveitamento de sucata industrial, a madeira é a grande protagonista do mobiliário e dos complementos brasileiros: representação sintética do saber fazer local, entre indústria e artesanato, sustentabilidade e diversidade cultural”, continuam. 

 

Mobiliário brasileiro foi destaque na Semana de Design de Milão 2021

Apresentando o melhor do design brasileiro pela sexta vez no Fuorisalone e pela nona edição no Salone del Mobile.Milano, a ApexBrasil escolheu um dos principais eventos na programação da Semana de Design de Milão, para ser palco da “Brasil – Design em Movimento”. A mostra ocupou um espaço de 300 m² na exposição “INTERNI – Creative Connections”, que ocorreu entre 04 e 19 de setembro de 2021, na Università Degli Studi di Milano.

A ocasião contou com 43 empresas e designers nacionais de diversos segmentos, 22 dos quais estavam ligados ao Projeto Setorial Brazilian Furniture, por meio do Design Brasil + Indústria, programa de design integrado à indústria liderado pela ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil.

Conheça agora algumas das peças, marcas e profissionais do mobiliário que ganharam não só a atenção do público durante a Semana de Design de Milão, como também representaram a originalidade, sustentabilidade e a diversidade do design e da indústria brasileira nas páginas da INTERNI Magazine.

 

Chaise Falx

Criação de Fernando Sá Motta e produção da Tremarin, a Chaise Falx é constituída de ripas de madeira de Jequitibá com estrutura de aço, contando com almofada revestida em couro.

 

Cadeira Gilda 

Criação de Flavio Borsato e Mauricio Lamosa, a cadeira Gilda é fabricada pelo estudiobola em nogueira Canaletto maciça, com assento acolchoado revestido em couro.

 

Banco Nantai

Projetado por Fabrício Roncca, o Banco Nantai é fabricado pela Tumar Móveis em madeira natural, com assento em palha Viena e almofadas revestidas em couro.

 

Cabideiro Holg 

Desenhado por Luan Del Savio para San German, o cabideiro Holg tem estrutura e bandeja em Jequitibá maciço com detalhes em aço.

 

Mesa Murici 

Projetada e produzida por Marcelo Bilac, a mesa tem estrutura de compensado flexível revestido com madeira compensada e tampo giratório em chapa revestida.

 

Cadeira Tata

Mais uma criação de Flavio Borsato e Mauricio Lamosa, do estudiobola, a cadeira Tata conta com estrutura em nogueira Canaletto maciça, além de assento em madeira compensada com almofada ligeiramente acolchoada, revestida em couro. 

 

Banco Remo 

Criado pelo Estudio Sier Design e produzido pela Sier Móveis, o banco Remo é concebido em madeira maciça de Tauari torneada, estando disponível na cor preta ou com acabamento natural.

 

Poltrona Boomerang Quatro

Projetado e produzido também por Marcelo Bilac, a poltrona Boomerang Quatro tem estrutura em aço e madeira Freijó.

 

Poltrona Carambela 

Design de Murilo Linhares e Vitor Ramos, a poltrona Carambela é fabricada pela Fitto Design em compensado de Paricá pintado. Chama atenção a estrutura sem pregos, parafusos ou cola.

 

0001

 

0002

 

0003

 

 

PROJETO SETORIAL BRAZILIAN FURNITURE

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e da ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

O projeto conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Internacionais, Projetos Comprador e Vendedor, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

– Promoção de Exportações e Investimentos

– Acesso exclusivo a informações e dados de Inteligência Comercial

– Agrega valor ao seu negócio

Saiba mais sobre o projeto e como fazer parte de nossas ações em brazilianfurniture.org.br.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL

Imprensa: press@abimovel.com