Setor moveleiro: ABIMÓVEL participa de reunião do Fórum Nacional da Indústria

15/08/2023

Órgão é formado por representantes setoriais e líderes empresariais de relevância econômica para o país com vista a avaliar o cenário político-econômico e discutir estratégias para o fortalecimento da indústria nacional

 

Representando e defendendo os interesses do setor moveleiro nacional, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário) participou no dia 03 de agosto de 2023, de mais uma reunião da Coordenação do Fórum Nacional da Indústria, o FNI, para discutir as urgências e demandas da indústria brasileira com foco em um país economicamente mais forte, produtivo e competitivo. 

O FNI é o órgão consultivo da diretoria da CNI (Confederação Nacional da Indústria) formado, em sua maioria, por representantes de mais 50 entidades setoriais de relevância econômica e líderes empresariais para avaliar os cenários político e econômico do Brasil, formulando estratégias sobre temas de interesse da indústria. Sendo, dessa forma, mais uma ponte importante de diálogo entre a ABIMÓVEL, demais setores produtivos da cadeia moveleira e o Governo Federal.

O encontro ocorreu no escritório de representação da CNI em São Paulo (SP). Entre as discussões estiveram os avanços da Reforma Tributária, sob mediação de Mônica Messenberg, diretora de relações internacionais da CNI, entidade que defende a aprovação do texto no Senado; demais julgamentos de atenção do setor industrial no STF (Supremo Tribunal Federal) e no STJ (Supremo Tribunal de Justiça) também estiveram em pauta, com apoio do diretor jurídico da CNI, Cássio Borges. 

 

 

Também foi discutida sob coordenação da gerente de política industrial da confederação, Samantha Ferreira e Cunha, a implementação da Nova Política Industrial no Brasil por meio do CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial), do qual a ABIMÓVEL também faz parte, ocupando uma cadeira no conselho por meio de seu presidente, Irineu Munhoz. Leia mais sobre o assunto AQUI.

A pauta do encontro entre as lideranças setoriais e a equipe da CNI, comandada pelo presidente Robson Braga de Andrade, incluiu ainda outra série de temas estratégicos para a indústria nacional, tais como: a ascensão e os caminhos do BRICS; o papel do B20 Índia, fórum de diálogo oficial dos países do G20; assim como o “Mapa Estratégico da Indústria”, desenvolvido pela CNI, elencando os desafios e as oportunidades globais para que a indústria brasileira vença a concorrência internacional e volte a crescer de forma sustentada.

 

Lançamento:  ‘Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados para a Indústria’

Outro assunto em destaque foi o lançamento do “Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados para a Indústria”, com articulação de Alexandre Vitorino, gerente executivo de estratégia jurídica da Confederação Nacional da Indústria.

O guia tem por propósito auxiliar as empresas na adoção da LGPD, ou seja, da Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor há três anos, mas ainda pouco difundida ou compreendida pela indústria brasileira. O documento de mais de 100 páginas descreve os principais conceitos e fundamentos da lei, bem como a sua aplicação nos processos industriais. Assunto, este, bastante atual e relevante tanto para o amparo jurídico quanto financeiro e de valorização da imagem das empresas brasileiras no mercado nacional e internacional.

Afinal, empresas que incorporarem boas práticas de governança sairão na frente, especialmente ante a possibilidade legal de que sejam consideradas no momento de eventual sanção pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados). Dessa forma, o guia concede caminhos para auxiliar as indústrias nacionais — incluindo aquelas do setor moveleiro, especialmente no que tange ao marketing e ao uso de dados de clientes, bem como funcionários e parceiros —, a criarem seus programas com base nas orientações compartilhadas pela CNI. 

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com