Situação financeira melhora para pequenas indústrias em 2023

20/02/2024

Imagem: Freepik

 

No último trimestre de 2023, a pequena indústria apresentou sinais encorajadores de estabilidade financeira e desempenho consistente, conforme revelado pelo Panorama da Pequena Indústria, divulgado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) registrou uma alta de 0,7 ponto, alcançando 51,2 pontos. O que indica, portanto, confiança empresarial acima da média histórica. Este otimismo é impulsionado pelas perspectivas positivas para 2024, refletidas no Índice de Perspectivas das indústrias de pequeno porte, que avançou 2,3 pontos, atingindo 49,4 pontos em janeiro de 2023, indicando uma visão mais otimista do que o habitual para o período seguinte.

Apesar das melhorias gerais, a indústria de transformação enfrenta desafios persistentes, com destaque para a alta carga tributária, que continua sendo o principal problema enfrentado pelas pequenas indústrias, seguida pela competição desleal. Essas preocupações também se estendem à indústria da construção, que passou a compartilhar o ônus tributário. Outros desafios incluem demanda interna insuficiente, falta de trabalhadores qualificados e taxas de juros elevadas, especialmente para o setor da construção.

Por outro lado, as condições financeiras das pequenas indústrias mostram-se estáveis, com o Índice de Situação Financeira avançando 0,8 ponto no último trimestre de 2023, atingindo 42,2 pontos, mantendo-se acima da média histórica. Este indicador reflete uma melhora na situação financeira, destacando a satisfação com a margem de lucro operacional e a acessibilidade ao crédito. Esses dados sugerem um ambiente positivo para o crescimento e desenvolvimento contínuo das pequenas indústrias, apesar dos desafios persistentes.

 

Veja o relatório completo: https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/b8/03/b803192a-9b4c-404d-ad5e-4a87a921028e/panorana_da_pequena_industria_out-dez2023.pdf

 

 

Micro e pequena indústria moveleira com objetivo de fortalecer e desenvolver seu negócio? Conheça o PDCIMob: Programa de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário, uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com o SEBRAE Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Visite: pdcimob.abimovel.com.