Vendas de novos imóveis batem recorde em 2023 com Minha Casa, Minha Vida

19/03/2024

Imagem: Freepik

 

Dados divulgados nesta quarta-feira (13) pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) apontam recorde de vendas de novos imóveis no ano passado. Mais de 163 mil unidades foram comercializadas de janeiro a dezembro de 2023, marcando o maior volume de vendas desde o início da série histórica, há dez anos.

O levantamento foi feito em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) junto a 20 empresas associadas.

Em relação ao mesmo período do ano anterior houve crescimento de 32,6%. O presidente da Abrainc, Luiz França, diz que o bom desempenho foi impulsionado tanto pelo segmento de médio e alto padrão quanto pelo Minha Casa, Minha Vida (MCMV), com novas regras e novo teto de valor.

A expectativa do setor, afirma França, é que a redução da Selic (taxa básica de juros) se mantenha, para que o crédito imobiliário fique mais acessível e as vendas sigam em alta. Outro ponto considerado pela Abrainc para um aumento nas vendas em 2024 é a alta de 17% nos preços dos aluguéis, medida pela Fipe.

O cenário é particularmente positivo para o setor de móveis, que vê no aumento da compra de novos imóveis, uma oportunidade de incremento das vendas de mobiliário. A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) segue, contudo, defendendo a inclusão do setor no financiamento do Minha Casa, Minha Vida, facilitando assim o acesso ao crédito para mobiliar esses novos imóveis. 

 

Saiba mais: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/03/vendas-de-novos-imoveis-batem-recorde-em-2023-com-minha-casa-minha-vida.shtml