Sobre

O Projeto visa desenvolver um estudo a fim de oportunizar às empresas do setor moveleiro um arcabouço de informações e diretrizes capazes de orientá-las na gestão, operacionalização e implementação de uma estratégia de sustentabilidade. Esse estudo visa atender as empresas participantes do Projeto Brazilian Furniture, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário - ABIMÓVEL, em parceria com a Apex-Brasil.

O propósito do Programa de Sustentabilidade ABIMÓVEL 2018 é segmentar as empresas do Projeto BF em uma matriz de sustentabilidade e oferecer um plano de ação aplicável para cada segmento, visando o aumento da sua capacidade para uma gestão mais sustentável.

Com isso, fomentar a competitividade do setor no mercado internacional criando as bases para tornar a indústria brasileira de móveis referência em sustentabilidade, em âmbito global.

MOTIVAÇÃO

Com o modelo de desenvolvimento econômico praticado e as atividades empresariais não preocupadas com a sustentabilidade, sendo apontados como alguns dos principais protagonistas para os problemas sociais, ambientais e econômicos, surgiu a necessidade de alinhar o crescimento econômico a iniciativas ligadas à manutenção do equilíbrio ambiental e social.

A partir da preocupação da humanidade em repensar a sua forma de se relacionar com o planeta, principalmente em relação à produção e ao consumo de bens, vem sendo construído o conceito de desenvolvimento sustentável. O conceito representa o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as futuras gerações, reconhecendo que os recursos naturais são finitos. O conceito ganhou valor nas conferências do Eco-92 no Rio de Janeiro em 1992. Empresas, ONGs, governos e outros órgãos passaram a analisar e discutir sobre os impactos que o aumento da capacidade produtiva podem causar ao meio ambiente, assim como prover soluções para os impactos já causados e prevenir problemas futuros.

Para ser efetivo, o desenvolvimento sustentável não pode ser considerado de forma desmembrada, e sim trabalhado por meio de um planejamento pautado em cima dos quatro pilares da sustentabilidade: a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade econômica, a sustentabilidade sociopolítica e a sustentabilidade cultural.

Iniciativas como o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e seu Guia de Sustentabilidade Empresarial e a Agenda para 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, lançada em 2015, demonstram que a discussão sobre o tema ganha forças a cada ano e é uma tendência irreversível.

Assim, vem crescendo o número da massa de consumidores preocupada em como os produtos são feitos, quais os materiais são utilizados e quais são as práticas adotadas pelas empresas. A partir dos elos finais, na jusante das cadeias de valor, as exigências de sustentabilidade foram se reforçando em todos os elos na medida em que a competitividade internacional impõe esses valores.

Apostar em sustentabilidade tornou-se imperativo para as empresas se manterem relevantes a longo prazo, uma vez que a credibilidade ambiental passou a ser um importante fator de competitividade tanto nacional como internacional. Para o setor moveleiro brasileiro e as empresas do Projeto Brazilian Furniture, existem inúmeras oportunidades a serem trabalhadas. É de suma importância uma mudança de conceitos e atitudes para uma gestão mais eficiente, responsável e com a ampliação de valor compartilhado com todos os stakeholders.

ROADMAP DO PROJETO
DEZEMBRO
Reunião Setup

• Workshop de criação do Frame Desafio.

JANEIRO A ABRIL
Pesquisas Fase 01

• Realização de entrevistas em profundidade;
• Realização de pesquisas de base secundária;

Definição Foco

• Apresentação do Finding Report #1s e definição do foco do projeto;

ABRIL A JULHO
Pesquisas Fase 02

• Realização de pesquisas de base secundária;
• Realização do estudo sobre compra;
• Realização da pesquisa quantitativa

Entrega Estudos

• Relatório Diagnóstico da Sustentabilidade;
• Relatório Compras Públicas e Ações Governamentais para Sustentabilidade;
• Relatório Diagnóstico da Sustentabilidade nas empresas do projeto Brazilian Furniture;
• Relatório Inventário de CO2.

JULHO E AGOSTO
Criação Planos

• Co-Criação Plano de Trabalho;
• Plano de Marketing e de Inserção;
• Plano de Capacitação;

SETEMBRO
Sensibilização

• Realização de e vento para apresentação do Projeto SIMB;

Feedback

• Realização de 06 webinars com empresas do projeto;
• Aplicação de um questionário nas empresas do Brazilian Furniture;

OUTUBRO
Consolidar

• Plano de Capacitação para gestão sustentável;
• Relatório de Encerramento do Projeto;